segunda-feira, 9 de março de 2009

Fabrício Olinda na Folha de Pernambuco

Aprenda a usar sua maxibolsa
Acessórios enormes podem causar danos à saúde quando sobrecarregados
MÔNICA MELO

O mercado da moda tenta atender a todo tipo de demanda. Se um dia foi regra para as mulheres ir ao trabalho carregando duas bolsas, uma para portar objetos pessoais e outra, os instrumentos de trabalho, hoje esse look não figura como o mais adequado às tendências do mundo fashion. Diante da constatação de que itens diversos são considerados “fundamentais” entre o público feminino para serem carregados no seu dinâmico cotidiano, os fashionistas criaram acessórios grandes, conhecidos no meio como maxibolsas. Mas a peça, que sugere praticidade pelo tamanho, pode trazer danos à saúde quando usada de forma inadequada, com o excesso de peso.

A estudante de Ciências Contábeis Kaline Nunes é uma dessas pessoas mais preocupadas em estar de acordo com o sugerido pelos profissionais da moda do que com o conforto. A universitária possui dez bolsas de tamanho grande, todas usadas em seu dia a dia sobrecarregadas. Entre os itens sempre presentes no acessório, Kaline não dispensa seu hidratante corporal nas suas saídas. Na ida ao trabalho, leva na bolsa várias canetas, dois celulares, além da pasta repleta de documentos e calculadora. “Confesso que exagero, porque já cheguei a sentir dores nos ombros”, declara.

Àquelas que partilham com a estudante o mesmo tipo de comportamento, o fisioterapeuta do Hospital São Salvador Fabrício Olinda faz o alerta de que excesso de peso nessas bolsas podem acarretar lesões na coluna, principalmente pelo fato de os acessórios serem usados unilateralmente. “O sobrepeso pode levar à escoliose, que se caracteriza por um desvio lateral da coluna”, explica. Segundo o profissional, é preciso ter bom senso e evitar carregar objetos, de fato, desnecessários. Uma dica é revezar a bolsa nos dois ombros. Para ele, o quadro pode se agravar quando a pessoa, além de usar bolsas pesadas, usa calçados inadequados, com saltos exagerados.
Na tentativa de estimular o uso correto das peças, a consultora de moda Maria Leopoldina é categórica: “Conforto e estilo caminham juntos”. De acordo com ela, a maxibolsa, efetivamente, foi criada para abrigar vários itens, o que não justifica o exagero cometido por muitas aficcionadas por moda. Por exemplo, a nécessaire pode guardar apenas alguns itens da maquiagem. Além disso, a mulher deve optar à noite pelo uso de bolsas-carteira. Maria Leopoldina explica o risco de se produzir um visual infeliz quando se faz uso do acessório grande com excesso de carga. “Pesa no look uma maxibolsa estufada quando se usa um vestido em jersey, um peep toe e uma maquiagem leve”, defende. A consultora esclarece que as peças estão aparecendo em versões mais compactas e com bolsos em maior quantidade. Se essa é a tendência, imagine a dificuldade que será para as mulheres selecionar alguns itens para deixar em casa. Para Kaline, o indispensável hidratante poderia figurar como o primeiro da lista dos excluídos.

Serviço Missbella
Shopping Center Recife
3328.7498
Elementais
Shopping Center Recife
3325.4742
Hospital São Salvador
Av. Presidente Getúlio Vargas, 1937, Bairro Novo - Olinda.
3334.1000


Veículo: Folha de Pernambuco
Editoria: Programa
Data: 08/03/09

Nenhum comentário: